quinta-feira, 24 de junho de 2010
Facção Central
Salve a todos to aqui pra falar de um dos maiores grupos de rap que falam nas suas letras as dificuldades das pessoas humildes que moram nas comunidades de São Paulo.
O grupo é composto por Eduardo, Dum-Dum, Jota Ariais, Smith e DJ Marquinhos e foi formado em 1989 na região central de São Paulo sendo inicialmente integrado por Nego (hoje conhecido como rapper Mag), Eduardo e Jurandir. Nego e Jurandir deixaram o grupo, sendo substituídos por Dum-Dum e Garga, que se juntaram a Eduardo e iniciaram as atividades do grupo. De 1997 para 1998 Garga saiu do grupo e Erick 12 chegou para somar, mas em seguida deixou o Facção Central e hoje apenas produz para o grupo.
Nascidos e criados em cortiços, os componentes Eduardo (compositor/intérprete) e Dum Dum (intérprete) conviveram desde a infância com violência social, tráfico de drogas, vícios, violência policial, delegacias e presídios. Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, além de criticar duramente aqueles que, na visão do compositor Eduardo, seriam os causadores dos problemas discutidos nas letras das canções.
CENSURA
Em 1999 o grupo lançou o CD "Versos Sangrentos" (que pra mim é um dos melhores cd's de rap nacional), com batidas fortes e letras cheias de atitulde, relacionadas aos temas violência, corrupção, fome, violência policial e a ineficácia do governo. Ele foi alvo de censura, tendo o disco ido à loja com 15 músicas gravadas e um videoclipe da música "Isso aqui é uma Guerra", que foi acusada e censurada por apologia ao crime. Eduardo se defende dizendo: "O clipe não fala da Disneylândia, mas do Brasil, o país onde mais se mata com arma de fogo. Se tivesse sido feito na Suécia, poderia até causar espanto. O espantoso é alguém daqui se chocar com o seu conteúdo". Os integrantes afirmaram que não tinha nenhuma apologia no clipe, pois no final um dos bandidos que assaltaram o banco foi morto; com a mensagem de que o crime não compensa.
Aqui é o vídeo que já foi censurado:
Mas este acontecimento não desestimulou o grupo, que continuou na luta gravando mais três discos de estúdio (A Marcha Fúnebre Prossegue, Direto do Campo de Extermínio e O Espetáculo do Circo dos Horrores). O intérprete e compositor Eduardo disse em uma entrevista que irá publicar um livro de sua autoria que está previsto para 2010.
Bem com todas essas coisas o FC é o melhor grupo que protestam com vários assuntos, é raro ver um grupo desses porque eles abrem sua cabeça com a realidadde que acontece, um outro grupo que se parece um pouco com o estilo deles seria o Racionais mas concerteza quem criou mesmo esse estilo foi os americanos, com o grupo N.W.A que criticavam a policia e falavam do racismo. Pra finalizar, quem já ouviu já sabe mas pra quem ainda não ouviu eu aconselho MUITO que escutem eles, principalmente o cd "Versos Sangrentos", aqui já vai outra dica pra voceis ouvirem.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Rosana Bronk's
Bem lá estava eu xeretando um pouco o youtube, vendo uns videos de rap até que eu vi um video de um grupo de rap que se chama Rosana Bronk's, que era a musica Mudanças e meu fiquei surpreso com o grupo, com as rimas e o video que me trouxe ótimas lembranças, então fui pesquisar um pouco sobre o grupo, tá ai um pouco da carreira deles:
O grupo Rosana Bronks foi fundado em 2002 com a mesma formação que mantém hoje. O nome é em homenagem ao bairro Jardim Rosana de São Paulo, no qual os integrantes buscam inspirações para as suas músicas. Segundo declarado por Negreta, integrante do grupo, "ele é feito na pegada do funk".
O grupo foi rapidamente apadrinhado pelos Racionais MC's e desde então começou a abrir shows do mesmo. Teve a participação especial na música "1 Por Amor, 2 Por Dinheiro", do álbum "Nada como um Dia após o Outro Dia", e em "Num rolê cum Rosana Bronks" de Trilha Sonora do Gueto e em canções da banda Black Rio. Também apareceu como convidado na gravação de DVDS de leci Brandão e Netinho de Paula.
Assinou contrato com a gravadora Cosa Nostra Fonográfica - a mesma dos Racionais - e lançou em 2007 seu primeiro e único trabalho, "Jogar pra Ganhar", com canções que remetem ao funk da década de 70. Ele contém participações de DJ Cia, DJ Amaru e Dom Pixote (U-Time) no geral, e do cantor Silvera no refrão de "Mudanças". Foi indicado para o Video Music Brasil 2008 como "Aposta MTV", mas acabou perdendo. Atualmente o grupo faz shows com Racionais e fazem parte da programação de rádios comunitárias e da 105 FM.
Seus integrantes são: Du Bronk´s, Maspingon, Zuruca e DJ Kula.
E ai está o video que eu vi e axei loko, se quiserem conferir tah aí:
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Relembrando Clássicos
Salve salve todos, estou aqui mais outra vez para comentar e recomendar um dos maiores albuns que eu já ouvi: o cd Doggystyle, do Snoop Doggy Dogg. Meu esse cd é muito loko, a primeira vez que eu ouvi fiquei surpreso com o ritmo das musicas, as rimas, os interludes que tem e a participação de varios cantores no cd, incluindo o Dr Dre, Warren G e Nate Dogg são alguns exemplos. O ponto forte do cd são os ritmos e as batida, no cd você escuta varios estilos, uma musica tem batida Funk, outra tem batida rap ou hip hop, pra mim foi isso que diferenciou de outros cd's que eu escutava e sem dúvida foi um dos destaques do cd. Esse cd foi lançado no dia 23 de Novembro de 1993, é meio antigo mas os melhores rap sao dessa época, e foi considerado um do maiores clássicos do hip hop e pra mim tá entre os cd que eu recomendo MUITO que escutem.
sábado, 5 de junho de 2010
Filme do 50 Cent "Fique Rico ou Morra Tentando"
Aew mulecada mais um dia de chuva, frio, chato e muito calmo, então já que não tinha o que fazer fui alugar um filme e tava doido procurando o "8 Mile" mas num achei, acabei pegando o filme do 50 Cent, sabe eu não tava muito animado pra ver mas era o que tinha então resolvi alugar, cheguei em casa pá arrumei tudo pra ver o filme.
O filme começa com ele assaltando um lugar, com sua gangue, onde os caras lavam o dinheiro do trafico e depois que eles fogem, cada um vai pra casa, quando o principal, que é o 50 Cent, chega na casa de sua vó ele é atacado e leva uns 9 tiros, quando o cara ia dar o tiro na cabeça ele começa a lembrar de sua infancia. Bem é nessa parte que o filme começa de verdade.
E para voceis que querem ver uma semi-biografia de algum rapper, seja ele qual for ^^, este filme mostra bem o passado deste rapper, apesar de não acontecer TUDO no filme com ele na vida real, só algumas partes aconteceram principalmente os tiros que ele levo e outras coisas, o filme se mostra bem feito e mostra um pouco das rivalidades e do trafico de drogas que cada rapper tem que passar durante sua trajetória para o sucesso.
É um bom filme e podem alugar ou comprar que eu recomendo.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Galeria do Rap/Rock - SP
Outro dia eu cabulei aula pra conhecer essa tal de galeria do rock/rap, e digo que valeu a pena ter cabulado !!!
Lá praticamente você acha tudo que procura quando o assunto é estilos de musica, principalmente o hip hop, eu olhei cada loja e fiquei louco com cada coisa que ví.
Nas lojas de CD's você encontra desde o lançamento até raridades como eu achei lá do cd do N.W.A, Eazy, Outlawz, entre muitos, achei até um cd que eu tava loko procurando, o Doggystyle, do Snoop Doggy Dogg e o Jogar pra Ganhar do Rosana Bronk's.
É um otimo lugar pra quem anda procurando camisetas, cds, acessórios no estilo hip hop, lá eu recomendo, e recomendo ir somente no térreo e no subsolo porque nos outros andares já são outros estilos !!!
Bem Vindo ao meu Blog !!!
Salve salve a todos os manos e manas que curtem o estilo, a musica, o graffiti; no geral da cultura hip hop sejam bem vindos.
Aqui eu irei falar sobre as musicas que eu aconselho escutar, irei falar tanto de musicas nacionais quanto de musicas internacionais, irei dizer também sobre minhas esperiencias com a cultura, o graffiti, a dança, enfim, eu irei escrever tudo o que puder sobre esta cultura que hoje não é muito valorizada mas que se todos estivermos juntos ela durará pra sempre !!!
Aqui eu irei falar sobre as musicas que eu aconselho escutar, irei falar tanto de musicas nacionais quanto de musicas internacionais, irei dizer também sobre minhas esperiencias com a cultura, o graffiti, a dança, enfim, eu irei escrever tudo o que puder sobre esta cultura que hoje não é muito valorizada mas que se todos estivermos juntos ela durará pra sempre !!!
Assinar:
Postagens (Atom)