quinta-feira, 24 de junho de 2010
Facção Central
Salve a todos to aqui pra falar de um dos maiores grupos de rap que falam nas suas letras as dificuldades das pessoas humildes que moram nas comunidades de São Paulo.
O grupo é composto por Eduardo, Dum-Dum, Jota Ariais, Smith e DJ Marquinhos e foi formado em 1989 na região central de São Paulo sendo inicialmente integrado por Nego (hoje conhecido como rapper Mag), Eduardo e Jurandir. Nego e Jurandir deixaram o grupo, sendo substituídos por Dum-Dum e Garga, que se juntaram a Eduardo e iniciaram as atividades do grupo. De 1997 para 1998 Garga saiu do grupo e Erick 12 chegou para somar, mas em seguida deixou o Facção Central e hoje apenas produz para o grupo.
Nascidos e criados em cortiços, os componentes Eduardo (compositor/intérprete) e Dum Dum (intérprete) conviveram desde a infância com violência social, tráfico de drogas, vícios, violência policial, delegacias e presídios. Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, além de criticar duramente aqueles que, na visão do compositor Eduardo, seriam os causadores dos problemas discutidos nas letras das canções.
CENSURA
Em 1999 o grupo lançou o CD "Versos Sangrentos" (que pra mim é um dos melhores cd's de rap nacional), com batidas fortes e letras cheias de atitulde, relacionadas aos temas violência, corrupção, fome, violência policial e a ineficácia do governo. Ele foi alvo de censura, tendo o disco ido à loja com 15 músicas gravadas e um videoclipe da música "Isso aqui é uma Guerra", que foi acusada e censurada por apologia ao crime. Eduardo se defende dizendo: "O clipe não fala da Disneylândia, mas do Brasil, o país onde mais se mata com arma de fogo. Se tivesse sido feito na Suécia, poderia até causar espanto. O espantoso é alguém daqui se chocar com o seu conteúdo". Os integrantes afirmaram que não tinha nenhuma apologia no clipe, pois no final um dos bandidos que assaltaram o banco foi morto; com a mensagem de que o crime não compensa.
Aqui é o vídeo que já foi censurado:
Mas este acontecimento não desestimulou o grupo, que continuou na luta gravando mais três discos de estúdio (A Marcha Fúnebre Prossegue, Direto do Campo de Extermínio e O Espetáculo do Circo dos Horrores). O intérprete e compositor Eduardo disse em uma entrevista que irá publicar um livro de sua autoria que está previsto para 2010.
Bem com todas essas coisas o FC é o melhor grupo que protestam com vários assuntos, é raro ver um grupo desses porque eles abrem sua cabeça com a realidadde que acontece, um outro grupo que se parece um pouco com o estilo deles seria o Racionais mas concerteza quem criou mesmo esse estilo foi os americanos, com o grupo N.W.A que criticavam a policia e falavam do racismo. Pra finalizar, quem já ouviu já sabe mas pra quem ainda não ouviu eu aconselho MUITO que escutem eles, principalmente o cd "Versos Sangrentos", aqui já vai outra dica pra voceis ouvirem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário