Biografia
Nascido no Bronx em Nova York, em 16 de junho de 1971, 2pac que é filho de Afeni Shakur e Billy Garland que eram membros dos Panteas Negras, um movimento que lutava contra o preconceito aos afro-americanos onde Afeni chegou a ser presa quando estava gravida de Tupac por causa de vários processos de "conspiração contra o governo dos Estados Unidos" mas acabou sendo absolvida. Alias o nome na certidão de nascimento de 2pac consta a de "Lesane Parish Crooks", porque Afeni temia que seus inimigos pudessem atacar seu filho, e disfarçou sua verdadeira identidade. Ela mudou isso depois de se separar de Garland e se casar com Mutulu Shakur.
Afeni Shakur, Mãe de Pac
Tupac viveu sua infância sem uma figura paterna, seus pais se divorciaram, e seu padrasto, Mutulu Shakur, foi preso em 1986 pelo assalto de um caminhão blindado, onde dois policiais e um guarda foram mortos. Isso afetou em sua vida, onde os únicos modelos que 2pac podia se espelhar eram os traficantes e cafetões.
Jada Pinkett Smith |
Em 1986, Tupac, ainda garoto, e sua família se mudam para Baltimore. É nessa época que o seu talento começa a se desenvolver, onde ele estudou atuação, poesia, jazz e balé. Shakur, acompanhado se seu amigo Dana "Mouse" Smith, seu beatboxer, ganhou a maioria das competições de rap em que participou e era considerado o melhor rapper da escola. Ele também foi lembrado como uma das crianças mais populares da escola devido ao seu senso de humor, habilidades de rap superiores, e capacidade de se misturar com todas as turmas. Pac também teve uma forte amizade com Jada Pinkett (onde atualmente é esposa de Will Smith) que durou até sua morte.
Em Junho de 1988, Tupac e sua família se mudaram mais uma vez, dessa vez para Marin City, na California. E foi nessa época que Tupac começou a vender drogas. Os traficantes diziam a Tupac que se precisa-se de grana para financiar seus interesses musicais o ajudaria, "eles eram como meus patrocinadores" diz. E nesse mesmo período fundou um grupo chamado "Strictly Dope" junto com o amigo DJ Dize (Dizz-ee), onde suas musicas só viriam a tona em 2001 sob o nome de "Tupac Shakur: The Lost Tapes". Suas performances na vizinhança o fizeram assinar um contrato com com Atron Gregory, onde o colocou como roadie e dançarino no grupo de rap Digital Underground de Shock G.
seu ábum de estréia "2Pacalypse Now" |
2Pac estreia suas habilidades de rap na música Same Song, do Digital Underground em 1991. Depois, 2Pac lançou seu álbum de estreia, "2Pacalypse Now" no mesmo ano. Onde Tupac fala de problemas comuns entre jovens pobres como gravidez na adolescencia e violência, também falava dos policiais de forma violenta, o que fez com que os criticos prestasse atenção em seu álbum, especialmente depois que um jovem matou um policial inspirado em uma das musicas de "2Pacalypse Now".
O vice presidente dos EUA na época, dan Quayle, denunciou o álbum publicamente dizendo que não havia espaço na sociedade para algo do tipo. O álbum não gerou nenhum single que ocupasse os primeiros lugares na paradas.
Em 1993, foi a vez do álbum "Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z" a ser lançado, onde gerou dois hits de sucesso, a festiva "I Get Around" com o Digital Underground e a emotiva "Keep Ya Head Up". O álbum e os singles levaram disco de ouro ainda no final de 1993.
Em dezembro de 1993, Tupac foi acusado de abusar sexualmente de uma mulher em um hotel. Segundo o rapper, a mulher, que ele conheceu em uma boate, teria feito sexo oral nele em plena pista de dança e teria ido com ele a um hotel por livre e espontânea vontade. Tupac disse que tudo passou de uma armação contra ele.
The Notorious B.I.G., o maior rival de 2Pac |
E o que era ruim podia piorar, porque em novembro de 1994, 2Pac sofre um atentado em NY na qual leva 5 tiros a queima roupa além de terem lhe roubado US$ 40.000 em jóias que ele estava usando. Tupac acusou Notorious BIG e Puff Daddy de terem sido os mandantes do crime, onde tiveram problemas pessoais. Dai em diante se teve o pior período, o mais sangrento período da guerra entre a costa leste e oeste.
Em fevereiro de 1995, Tupac foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão por estupro, onde começou a cumprir sua pena no presidio de Clinton. Pouco depois lança seu outro álbum "Me Against the World" onde chega ao primeiro lugar nas paradas de sucesso, isso faz com que Tupac fosse o primeiro artista a ter um álbum no topo mesmo estando preso; "esse sempre será o meu álbum favorito", disse ele em uma entrevista.
Enquanto os guardas o provocavam na cadeia dizendo que 2Pac não era mais o mesmo, ele ria e dizia: "Meu álbum é numero um no país inteiro e apenas bateu o Bruce Springsteen no topo da Billboard". servia sua pena, Tupac se casou com a namorada Keisha Morris em 4 de abril de 1995; o casal se divorciou mais tarde em 1996.
Após servir quase onze meses de sua sentença, Tupac foi liberado da prisão após ter feito um acordo com Suge Knight, da Death Row Records, que pagou sua fiança de 1.4 milhões em troca de 2Pac assinar um contrato de três álbuns sob a Death Row.
Snoop Dogg, Dr. Dre, Suge Knight e 2Pac |
Após a sua libertação, Tupac voltou rapidamente a gravar músicas. Ele fundou um novo grupo chamado Outlaw Immortallz. Tupac chegou imediatamente ao estúdio de gravação para gravar seu primeiro álbum sob a Death Row. A gravadora também rapidamente o rotulou como seu artista principal, ao lado de Snoop Doggy Dogg e Dr. Dre. Seu primeiro lançamento sob a gravadora, o single "California Love", foi lançado no final de 1995.
Em 13 de fevereiro de 1996, 2Pac lança seu quarto álbum de estúdio, "All Eyez on Me", o primeiro álbum duplo da historia do rap. Um sucesso instantâneo, o álbum foi direto para o número um da Billboard, trazendo os singles "How Do U Want It" e "California Love" para o topo das paradas em julho de 1996. O disco foi uma partida geral dos assuntos de Me Against the World; enquanto aquele álbum era mais confissional e refetivo, esse álbum era mais como uma celebração da vida, cheio de músicas dançantes que apresentavam uma mentalidade mais bandida e, é considerado por muitos como o melhor álbum do genero.
Ao mesmo tempo que Shakur aproveitava a vida como um dos mais importantes nomes do rap na época, ele também tinha problemas. A Death Row passava por tempos sombrios. A má reputação da gravadora subia a medida que Suge Knight tomava maior controle sobre os artistas, deixando Dr. Dre para trás. RBX e The D.O.C. haviam deixado a gravadora, que estava em uma tensa richa com outro ícone do rap, The Notorious B.I.G., sua gravadora Bad Boy Records e seus colegas de Nova Iorque. Tupac também se virara contra Dr. Dre, alegando que ele estava recebendo muito reconhecimento por trabalhos em que ele teve muito pouco ou não teve envolvimento. Esses acontecimentos levaram Dre a deixar a Death Row para fundar sua própria gravadora, a Aftermath Entertainment.
Em 4 de julho de 1996, ele cantou ao vivo no House of Blues com Outlawz, Tha Dogg Pound e Snoop Doggy Dogg. Essa foi sua última performance ao vivo.
Na noite de 7 de setembro de 1996, Shakur foi assistir a uma luta de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, em Las Vegas. Após deixar a partida, um dos associados a Suge, Orlando Anderson, um membro da Southside Crips, discutiu com o rapper na portaria do ginásio, e os dois agrediram-se. Os aliados de Suge e Shakur assistiram à "luta", a qual foi filmada pelas câmeras de vigilância do local. Algumas semanas antes, Anderson e um grupo da Crips haviam roubado um membro da facção da Death Row, em uma loja. Após a briga, Tupac encontrou-se com Suge para ir a uma propriedade da Death Row. Então, entrou em um BMW E38 sedan, de propriedade de Suge.
Ultima foto de 2Pac vivo |
O carro onde estavam |
Após chegarem ao local, policiais e paramédicos levaram Suge e o ferido mortal Shakur para o Centro Médico Universitário. De acordo com uma entrevista de um dos melhores amigos do rapper, o diretor de vídeo Gobi, ele recebeu no hospital a notícia de um funcionário da Death Row avisando que os atiradores haviam chegado na gravadora e estavam a enviar ameaças de morte a Shakur, alegando que estavam indo para lá "acabar com ele". Ao ouvir isso, Gobi imediatamente avisou a polícia de Las Vegas, mas eles afirmaram estar sem policiais disponíveis e ninguém poderia ser enviado. No entanto, esta ameaça não foi concretizada. No hospital, Tupac esteve por momentos consciente e por outros inconsciente, tendo sido fortemente sedado, respirando através de um ventilador e um respirador. Foi colocado em máquinas de suporte à vida, e acabou por ser posto em um coma induzido por barbitúrico após repetidamente tentar sair da cama.
Após ter sobrevivido a uma série de cirurgias - inclusive a da retirada do pulmão direito, mal-sucedida - Shakur submeteu-se a fase crítica da terapia médica, e foi dada uma chance de 50% de continuar vivo. Gobi saiu do centro médico após ter sido informado que o artista teve uma melhora de 13% na noite de sexta. Enquanto a Terapia Intensiva estava a ser realizada na tarde de 13 de setembro de 1996, Tupac faleceu de hemorragia interna; os médicos tentaram reanimá-lo mas não conseguiram impedir a propagação da hemorragia. Sua mãe, Afeni tomou a decisão de informar aos médicos para desligarem os aparelhos. Foi declarado morto às 4:03 da tarde. As causas oficiais da morte foram descritas como insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória, além dos múltiplos ferimentos das balas. O corpo de Shakur foi cremado. Mais tarde, suas cinzas foram misturadas com maconha e fumadas por membros do grupo Outlawz.
Antes de morrer, 2Pac deixou centenas de musicas gravadas na época da Death Row. A maioria delas lançadas em álbuns postumos como Better Dayz, Loyal to the Game, Pac's Life, entre outros.
Tupac é o rapper que mais vendeu álbuns na historia.
Especulações sobre o assassinato
Devido em grande parte à falta de provas oficiais, muitas investigações e teorias relacionadas ao assassinato surgiram. Por causa da rivalidade entre ele e The Notorious Big, houve desde o início especulações sobre a possibilidade da colaboração de Biggie no assassinato. Ele, assim como seus associados e sua família, negou veementemente a acusação. Em 2002, o escritor Chuck Phillips, do Los Angeles Times fraudulentamente alegou ter descoberto evidências envolvendo Biggie, além de Anderson e a Southside Crips no ataque. No artigo, Phillips citou fontes anônimas de um membro da gangue que alegou que Biggie tinha ligações com os Crips, muitas vezes contratando-os para a segurança durante as aparições na Costa Oeste. No entanto, em 2008, o LA Times publicou um documento oficial da história contada por Phillips. s fontes que o jornalista utilizou foram descobertas por The Smoking Gun e eram completamente fraudadas, o que implicou na demissão do empregado menos de cinco meses depois.Biggie foi assassinado em março de 1997.
A família de Biggie apresentou a MTV uma documentação declarando que o rapper estava trabalhando em um estúdio de gravação de Nova Iorque quando Tupac foi assassinado. Seu gerente Wayne Barrow e o cantor James "Lil' Cease" Lloyd afirmaram publicamente que Biggie não teve participação nenhuma no crime e ainda alegaram que estavam com ele no estúdio na noite do evento.
Yaki Kadafi, ao lado de 2Pac, uma das poucas testemunhas do assassinato |
A violência das gangues das duas costas chamou a atenção do cineasta inglês Nick Broomfield, o qual fez o documentário Biggie & Tupac o qual examina a falta de progresso no caso, entrevista pessoas próximas aos dois rappers falecidos e os inquéritos. O amigo de infância de Shakur e membro do Outlawz Yafeu "Yaki Kadafi" Fula estava no comboio quando o assassinato ocorreu e indicou à polícia que ele poderia ser capaz de identificar os bandidos. Porém, foi baleado e morto pouco depois em um projeto de habitação em Irvington. Um DVD intitulado Tupac: Assassination foi lançado em 23 de outubro de 2007, mais de onze anos após o assassinato do rapper. Ele explora os aspectos em torno do evento e oferece uma nova visão do caso, com detalhes do ambiente.
Discografia
2Pacalypse Now
Foi seu álbum de estréia sob o selo da Jive e Interscope Records, lançado em 12 de novembro de 1991, o cd falava de problemas sociais, como a brutalidade policial, a pobreza, a gravidez na adolescência e o uso de drogas.
Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z.
Segundo álbum de Tupac, sendo lançado em 16 de fevereiro de 1993.
O cd chegou a estar na #24 na billboard 200, com destaque para os singles "Keep Ya Head Up" e "I Get Around", onde ganhou certificação de platina.
Me Against the World
Terceiro álbum de Tupac Shakur, lançado em 14 de março de 1995, em parceria com as gravadoras Interscope e Atlantic. A gravação do álbum foi realizada em dez estúdios diferentes. Embora o álbum tenha sido lançado pelas duas gravadoras mencionadas à cima, a Amaru Entertainment, a gravadora da mãe de 2Pac, Afeni Shakur, concedeu os direitos do rótulo à Afeni. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O álbum foi gravado poucas semanas antes do rapper ser preso por agressão sexual, decorrente de um caso em 1993. Foi por esta sentença de prisão que muitos acham que este álbum é mais "confessional" e "reflexivo" do que os outros álbuns lançados anteriormente por 2Pac.
All Eyez on Me
Lançado no dia 13 de fevereiro de 1996, já com o selo da Death Row,
o quarto álbum recebideu quase aclamação universal dos críticos musicais, e é reconhecido como a obra-prima de 2Pac, e um dos melhores lançamentos de rap dos anos 90"."All Eyez on Me" foi o primeiro disco duplo da história do Rap, foi certificado como platina cinco vezes pela RIAA em abril de 1996 e nove vezes platina em 1998. O álbum apresentou "California Love" e "How Do U Want It", que ficaram em primeiro lugar em todas as paradas norte-americanas. É um dos álbuns mais vendido de 2Pac, vendendo cerca de 4,473,000 unidades.
The Don Killuminati: The 7 Day Theory
O quinto álbum foi o ultimo que 2Pac produziu ainda vivo, foi lançado pouco depois de sua morte, em 5 de novembro, e foi o segundo álbum à chegar ao topo da Billboard no mesmo ano vendendo 663,000 cópias na primeira semana e conseguindo a marca de quatro milhões de discos vendidos somente nos Estados Unidos.
R U Still Down? (Remember Me)
O sexto álbum é o primeiro póstumo de Tupac Shakur, lançado em 25 de novembro de 1997. O cd recebeu o certificado de Platina 4x e tem destaques para os singles " Wonder If Heaven Got a Ghetto"e "Do for Love" (que recebeu certificação de ouro pela RIAA).
Until the End of Time
É o segundo álbum póstumo de Tupac. Ele contém uma coleção de material não lançado e sons remixados do período quando 2Pac estava na Death Row Records. O álbum foi certificado pela RIAA três vezes como platina e foi lançado em 27 de março de 2001.
Better Dayz
Terceiro álbum póstumo, foi lançado em 26 de novembro de 2002 onde recebeu certificado platina 2x.
Loyal to the Game
Loyal to the Game é o quarto álbum póstumo de 2Pac, foi lançado nos Estados Unidos em 14 de dezembro de 2004, onde foi produzido por Eminem, o álbum contou com o sucesso "Ghetto Gospel", uma parceria com Elthon John, onde a musica já havia sido gravado em 1995 e seria lançada no natal mas foi adiada e então lançada apenas nesse álbum.
O álbum estreou na Billboard 200 no número um, com vendas de mais de 330.000 cópias em sua primeira semana. Mais tarde, foi certificado Platina nos os EUA e Ouro no Reino Unido.
Pac's Life
O quinto álbum póstumo de Pac foi lançado em 21 novembro de 2006, que foi lançado para lembrar os dez anos de sua morte. O álbum conta com participações de Ashanti e de TI, que aparecem no título da faixa "Pac's Life", e Krayzie Bone, que aparece no primeiro single do álbum, "Untouchable".Uma ampla gama de artistas contribuíram para o álbum, incluindo Snoop Dogg, Ludacris, Bone Thugs-N-Harmony, Papoose, Keyshia Cole, Chamillionaire, Lil 'Scrappy, Big Syke, Young Buck, Outlawz, incluindo uma aparição póstuma por Yaki Kadafi.
Alguns Videos:
I Get Around
Temptations
Dear Mama
California Love
How Do U Want It
Changes
Ghetto Gospel
OBS: A fonte e a pesquisa de toda essa postagem foi feita no google onde encontrei em sites como o:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tupac_Shakur e em um site mais completo que é o: http://www.2pac.com.br/
depois de 2Pac, o Rap Gringo nunca mais foi o mesmo...
ResponderExcluir2pac ainda vive!
ResponderExcluir